PRINCÍPIOS
A Casa do Pessoal da RTP procura sugerir aos seus associados alternativas para a ocupação dos tempos livres dos seus filhos nos períodos de férias escolares proporcionando às crianças e jovens dos 6 aos 17 anos atividades de lazer diversificadas e adequadas a cada faixa etária, com objetivos pedagógicos e lúdicos.
É preocupação da Casa do Pessoal da RTP incutir valores tais como o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente, proporcionar vivências de grupo através da interação entre os participantes e a equipa pedagógica, desenvolver novas experiências com os participantes, atingindo, assim, um grau positivo e complementar da educação familiar e escolar.
O Programa de férias da Casa do pessoal procura intensificar as relações de cooperação interpares e intergrupais e melhorar o desempenho das crianças e dos jovens ao nível da formação cívica, da cidadania e da prática desportiva.
A Casa do Pessoal da RTP tenta proporcionar uma ocupação saudável das férias escolares através da concretização de atividades estruturadas de natureza educativa, desportiva e recreativa.
VALORES
No decorrer do programa composto por atividades diversas, pretendemos transmitir um conjunto de valores como a solidariedade, o espírito de entreajuda, a amizade, o respeito pelos outros, o gosto pela natureza e pelo meio ambiente.
OBJETIVOS:
- Proporcionar aos participantes momentos de lazer e divertimento.
- Contribuir para o reforço da autoestima de cada participante.
- Fomentar a autonomia, a iniciativa e a criatividade impulsionando a participação ativa nas várias atividades propostas.
- Fomentar as relações interpessoais e de solidariedade.
- Incentivar o sentido crítico e de responsabilidade.
- Sensibilizar as crianças e os jovens para a importância e salvaguarda do património histórico, natural e ambiental.
- Adequar as várias atividades à faixa etária dos participantes, subdividindo-os em grupos.
- Garantir um bom ambiente de trabalho e coesão da equipa de monitores.
- Garantir que a prática das diferentes atividades decorram em espaços seguros, com regras previamente definidas, sob a atenção do coordenador da colónia e respetivos monitores.
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS
As colónias abertas da Casa do Pessoal da RTP decorrerão em ambiente de praia, piscina, espaços verdes e/ ou lúdicos, espaços culturais, espaços desportivos municipais dentro do concelho de Lisboa e Porto.
Na diversidade de atividades propostas procuraremos estimular a criatividade e o desenvolvimento de cada criança e jovem, possibilitando a participação livre, e tendo em conta as diferenças etárias e os interesses individuais.
Estimularemos a criatividade e a afirmação da personalidade individual, recorrendo à expressão plástica, à expressão dramática e a jogos.
Através de vários jogos, idas à praia, visitas temáticas e nas saídas de dia inteiro as crianças e os jovens poderão experimentar, descobrir, inventar, aprender e principalmente estimular a sua autoconfiança e autonomia. Aprenderão, essencialmente, a conviver em grupo e a apurar a sua concentração indispensável à saúde física emocional e intelectual
SELEÇÃO, RECRUTAMENTO E FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DA EQUIPA DE COORDENADORES E MONITORES
Em termos de organização logística as Colónias de Férias Abertas contam com a colaboração da Direção, dos funcionários da Casa do Pessoal da RTP e de outros elementos, devidamente, preparados caso haja necessidade.
A equipa de coordenadores e monitores das colónias abertas, tem uma vasta experiência de trabalho com crianças e jovens. Em cada período de 5 dias na semana (de segunda a sexta feira) teremos um coordenador em cada turno sempre coadjuvado pelo número de monitores necessários, conforme as idades dos participantes e segundo a legislação vigente.
Poderão, ainda, ser selecionados para “estagiários” jovens que frequentaram com aproveitamento o curso de monitores.
A seleção desta equipa de trabalho será exercida pela Direção da Casa do Pessoal da RTP, entidade responsável pela Coordenação Geral das Colónias de Férias.
Serão, também, realizadas reuniões semanais entre o Coordenador e os monitores para avaliação e balanço das atividades, com a presença do responsável da Direção por este pelouro.
No final dos turnos será pedido aos pais dos participantes para aferirem o grau de satisfação em relação à Colónia de Férias abertas, bem como das atividades que foram propostas.
A Casa do Pessoal da RTP desenvolve a sua atividade nas duas vertentes possíveis:
- Entidade Organizadora
- Entidade Promotora
- Enquanto Entidade Organizadora, a Casa do Pessoal da RTP propõe os Campos de Férias Abertos, ou Não Residenciais, durante seis semanas, divididos em três turnos de duas semanas cada, de 2ª a 6ª feira, nos meses de Junho, Julho e Agosto.
Poderá a Casa do Pessoal da RTP, no futuro, organizar, também, Campos de Férias Fechados, ou Residenciais, desde que disponha de instalações adequadas para o efeito.
- Na qualidade de Entidade Promotora a Casa do Pessoal da RTP, após contactos e seleção de diversas entidades organizadoras, propõe aos seus associados várias sugestões de Campos de Férias Fechados, ou Residenciais durante as férias da Páscoa, Verão e Natal.


Alex Mohr
Excited to share my latest project! We\’ve implemented cutting-edge technologies to enhance performance and user experience. Can\’t wait to hear your thoughts and feedback on our innovations. Stay tuned for more updates and detailed insights on how we achieved these results.
techwix
Grateful for your kind words! Thrilled to hear you found value in the insights. Your support means a lot. Thanks!
Tom Hardy
Excited to share my latest project! We\’ve implemented cutting-edge technologies to enhance performance and user experience. Can\’t wait to hear your thoughts and feedback on our innovations. Stay tuned for more updates and detailed insights on how we achieved these results.