HISTÓRIA CASA DO PESSOAL DA RTP
A Casa do Pessoal da RTP surgiu da iniciativa de um grupo de trabalhadores da Empresa que em 1958 apresentou à Administração uma petição para que desse o seu consentimento para a criação da mesma. Neste grupo destacam-se os nomes do Engº Lopes da Silva, António José Fialho Rico, Zagallo Fernandes, Francinet de Carvalho e Formosinho Sanches.
Finalmente a 27 de Julho de 1959, é fundada a CASA DO PESSOAL DA RTP, que vê os seus Estatutos serem aprovados e obtém o respetivo Alvará do Centro de Alegria No Trabalho (mais tarde FNAT), a 5 de Agosto do mesmo ano.
A primeira Sede foi inaugurada com alguma pompa contando, mesmo, com a presença de elementos do Conselho de Administração. Sendo um espaço de encontro e descontração para os trabalhadores, os cenografistas da RTP resolveram embelezá-lo, pintando vários quadros que ofereceram à Casa do Pessoal que ainda hoje se encontram no seu Acervo.
A primeira Direção eleita tomou posse a 24 de Fevereiro de 1960, com a seguinte composição:
Presidente da Direção: Luís Santana
Secretário-Geral: Soares Louro
Vogais: Miguel de Araújo
Rogado Dias
Baptista Pereira
Como curiosidade, registe-se que a quota mensal da Casa do Pessoal era de 10$00 e este foi o seu primeiro logótipo:![]()
Conforme consignado nos Estatutos e sendo uma Associação sem fins lucrativos, o objetivo da Casa do Pessoal sempre foi a promoção cultural, desportiva, recreativa e social dos seus Associados no ativo ou na reforma.
Desde a data da sua criação que procurou diversificar as suas atividades, organizando as Festas de Natal, Festas de Campo, Garraiadas, os competitivos Rally TV e os divertidos Rally Paper, a par de viagens e outras ações de foro cultural.
Os mais jovens não saberão, mas a Casa do Pessoal teve, também, a seu cargo e durante bastante tempo, a Cantina da Empresa.
Em 1963 organiza a 1º Corrida TV que é ainda hoje um marco no panorama taurino nacional. Cresceu ao longo dos anos e alguns dos seus projetos marcaram de forma indelével a História da Casa do Pessoal, todos nós recordamos O Grupo Coral; O Grupo Coral Infantil; O Grupo de Teatro; A Galeria de Arte.
Cresceu ao longo dos anos e alguns dos seus projetos marcaram de forma indelével a História da Casa do Pessoal, todos nós recordamos.
Expandiu os seus horizontes além-fronteiras, participando nos Encontros Desportivos Eurovisionsports da U.E.R e no Iberosport com a TVE.
Em 2004 a Casa do Pessoal dá as boas vindas aos colegas da RDP, quando as duas Empresas são integradas, alargando ainda mais a grande família nascida em 1959.
ANTERIORES PRESIDENTES DA DIRECÇÃO DA CASA DO PESSOAL DA RTP
Luís Manuel Lobato Faria Santana
João Soares Louro
António José Fialho Rico
Pedro Manuel Paiva Pessoa
João Batista Rosa
Amadeu Correia de Almeida Marques Estaca
Maria Manuela Teixeira Alves Furtado
Carlos Alberto Durão Maurício
Fernanda Manuela Moura Coutinho Almeida D’ Eça
Dr.ª Ana Fernandes Barbosa Freixo
PRESIDENTES DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Dr. António Caetano da Luz Carvalho
Manuel da Costa Figueira
Eng. Francisco Xavier da Conceição
Eng. Eduardo de Matos Correia
João Soares Louro
Dr. António João Graça Gomes da Costa
Eng. José Manuel Franco Dias
Dr. Paulo José Ortiz Bolina
Vasco Luís Soares Hogan Teves
Eng. Fernando Gomes Afonso
Luís Eduardo Serpa Oliveira
PRESIDENTES DO CONCELHO FISCAL
Dr. Vasco Santos Grilo de Brito
Dr. Luís Teles Mira Leal
Dr. Humberto Manuel Machado de Araújo
Dr. Hugo Jorge Vieira
Dr. Humberto Manuel Machado de Araújo
Dr. José Carlos Appleton Moreira Rato
Dr. José Eduardo Tierno Andrade Lopes
Eng. Manuel Nunes Marques
Dr. Francisco Eduardo Lopes Fonseca
António Jorge Ferreira Emídio
Dr. Francisco Eduardo Lopes Fonseca









